Leia nosso texto e saiba como utilizar o círculo cromático para fazer as melhores escolhas quando o assunto é decoração.
O universo das cores é rico em possibilidades. Assim, muitas vezes, escolher a melhor combinação para dar alma ao seu cantinho preferido pode ser um desafio e tanto.
Afinal, não basta eleger seus tons preferidos, é importante ter bom senso e criatividade na hora de harmonizá-los.
Por isso, preparamos este texto, especialmente para apresentar técnicas e truques que irão auxiliá-lo a criar um ambiente cheio de estilo.
Círculo cromático: seu grande aliado para acertar na combinação das cores
O círculo cromático representa as cores percebidas pelo olho humano, divididas em 12 partes: três cores primárias, três secundárias e seis terciárias. Confira sua classificação:
- Primárias: azul, vermelho e amarelo;
- Secundárias: resultam da mistura de duas cores primárias. Exemplos: laranja, verde e violeta;
- Terciárias: criadas a partir da mistura entre cores primárias e secundárias. É o caso do turquesa e do verde limão.
Saber interpretar o círculo cromático é superútil quando nos questionamos se determinadas cores combinam entre si. Ele pode (e deve!) ser consultado todas as vezes que decidimos comprar móveis ou itens decorativos ou pintar paredes.
6 dicas para montar paletas harmoniosas a partir do círculo cromático
Confira algumas possibilidades oferecidas pelo círculo cromático:
1. Monocromia
Consiste em utilizar a mesma cor em diferentes tons para compor a decoração, transmitindo a sensação de tranquilidade.
2. Cores análogas
Nesse caso, a proposta é lançar mão de duas ou três cores sequenciais no círculo cromático, como o laranja e o vermelho. Porém, é importante ter cuidado na escolha dos tons para não carregar a decoração.
3. Cores complementares
Essa é a opção preferida de quem deseja um espaço com cores vivas e contrastantes. Para alcançar esse objetivo, basta usar lados opostos do círculo cromático.
4. Harmonia de 60º
Quer uma decoração vibrante, mas, ao mesmo tempo, harmoniosa? Escolha três cores com igual distância entre si no círculo cromático. O resultado vai surpreendê-lo.
5. Harmonia de 90º
Aqui, o trabalho envolve quatro cores: uma primária, duas complementares e uma oposta. Essa alternativa é perfeita para quem busca contraste e profundidade.
6. Harmonia de 120º
Uma das técnicas mais complexas, envolve o uso de seis cores. Pode trazer um efeito alegre e cheio de vida ao ambiente, mas é preciso ter cuidado para alcançar equilíbrio na composição.
Conheça a Galpão Casa
Nós, da Galpão Casa, somos uma loja de móveis e decoração especializada em garantir ao seu ambiente preferido uma estética exclusiva e sofisticada. Visite nosso site, conheça nossas peças e entre em contato conosco.