You are currently viewing Como tornar o ambiente da sala de estar aconchegante

Como tornar o ambiente da sala de estar aconchegante

A sala de estar é a alma da casa, um dos primeiros ambientes a serem vistos pelas visitas e também um dos mais apreciados e utilizados pelos moradores.
As maiores dúvidas de clientes que recebo aqui na loja são:
Como tornar a minha sala mais aconchegante?
Recebo muitas visitas e quero que a minha sala seja confortável, mas ao mesmo tempo passe sofisticação.
Minha sala é pequena, como faço para distribuir os móveis?
E por incrível que pareça, minha sala é grande, como faço para distribuir os móveis?
Como combinar objetos de decoração?
Qual o melhor tamanho de tapetes?
Enfim as dúvidas são inúmeras…
Em tempos modernos as maiores dificuldades são por causa do tamanho dos apartamentos, cada vez mais compactos, no entanto cada família tem as suas demandas específicas.
Parece muita informação, mas na verdade deixar a sua sala de estar aconchegante e ao mesmo tempo com o seu estilo é muito mais fácil do que você imagina.

Tenha em mente o que quer

Definido o estilo que você mais gosta, seja ele contemporâneo, moderno, clássico, etc, selecione com bastante zelo os materiais de acabamento, pense que eles são o que mais dão trabalho e custo no caso de uma eventual troca e ou reforma.
Não tenha medo de fazer uma mistura de estilos, desde que eles tenham uma “conversa” entre si, isso pode ser feito com elementos iguais em peças diferentes ou cores que se complementam e que se repitam em diferentes ambientes. Utilizar peças de decoração retrô ou vintage também está em alta na decoração.
Uma boa distribuição dos móveis na sala fará toda a diferença. Faça uma lista do que é necessário, como sofás, mesinhas, poltronas, aparador, etc, levando em consideração quantas pessoas você costuma receber, quantas pessoas fazem parte da rotina diária, se é necessário lugar para guardar louças, itens de bar, apetrechos, complementos, etc.

Aconchego e bem estar

A escolha do acabamento dos móveis que irão compor o ambiente é bastante importante. Para deixar sua sala aconchegante procure usar móveis em madeira e também a mistura de outros materiais, como espelhos, laca e madeira de demolição.
Hoje se utiliza bastante o linho para o tecido dos sofás, abuse de cores neutras claras ou escuras sem medo. Se não quiser um tecido escuro use um tecido em tom mais aberto em linho rústico, fica um charme!
A iluminação pede um detalhamento à parte, uma sala muito clara ou muito escura pode deixar o ambiente desconfortável, use e abuse de luminárias e luz indireta.

Textura

A textura dos tecidos nas cortinas, tapetes, almofadas devem ser consideradas na hora de deixar a sua sala mais aconchegante. As cortinas também são ótimas aliadas na hora da iluminação. Considere a luz natural do ambiente e utilize tecidos nobres lembrando-se de pedir tecidos pré-encolhidos ou pré-lavados na hora da compra e confecção.
Tapetes mais altos estão em voga nos últimos tempos, considere a rotina da sua casa na hora da escolha dos tapetes, talvez seja mais interessante colocar um tapete com design geométrico, mais moderno, no entanto mais baixo e mais fácil de limpar.
As almofadas devem fazer uma composição equilibrada com o tamanho do sofá e podem mudar conforme a estação do ano. Utilize também as mantas que além de serem charmosas, aquecem o ambiente em dias mais frios.
O papel de parede está sendo largamente utilizado em todas as paredes, muitas vezes substituindo as paredes pintadas e até no teto. Pode usar e abusar sem medo, no entanto quando utilizar um papel mais marcante para destacar um ambiente, utilize papéis mais neutros nas paredes complementares.

Objetos: a cereja do bolo!

A escolha dos objetos definirá a personalidade do ambiente. Se você quer mostrar sofisticação, escolha uma ou duas cores no máximo para compor a decoração. Se for uma decoração mais moderna e ousada, abuse de objetos geeks e divertidos, nesse caso coloque bastante cor, só cuidado para não abarrotar.
Objetos decorativos trazidos de viagens também dão charme ao ambiente além de terem uma história que só os donos podem contar!
Como última dica, na hora da escolha dos objetos procure escolher peças altas e baixas, finas e mais robustas, complementares umas as outras, para que o olhar passeie por eles e passe uma sensação de harmonia.

Contrate um profissional

Muitos me perguntam sobre a contratação de um arquiteto ou designer de interiores… Não entendem a relação custo benefício…
O gasto que você tem inicialmente acaba se transformando em economia no final do projeto porque um bom profissional depois de um bom briefing, prevê situações que não passam pela cabeça do cliente. Sabe quando você abre um armário e pensa: ah eu deveria ter colocado uma prateleira a mais, ou abre uma porta e ela bate na parede?
Um bom projeto passa pelas mãos hábeis de um bom profissional.

Deixe um comentário