Você está visualizando atualmente Jardim vertical: uma tendência que veio para ficar

Jardim vertical: uma tendência que veio para ficar

Jardins verticais são estruturas instaladas junto à parede, com plantas naturais ou artificiais, que proporcionam mais charme e beleza ao ambiente. Acompanhe nosso conteúdo na íntegra e confira alguns motivos para aderir à essa proposta de decoração!

Imagem de um jardim vertical, tendência que veio para fica.
Jardim vertical no banheiro


Muito comuns na Europa e nos Estados Unidos, os jardins verticais também ganharam o coração dos brasileiros, passando a compor vários projetos de arquitetura e decoração em nosso país.

Hoje, encontramos esse lindo recurso decorativo em lares e estabelecimentos comerciais e corporativos de todos os portes e segmentos. Porém, apesar de sua popularidade, ainda restam muitas dúvidas sobre os jardins verticais e seus inúmeros benefícios, que vão além da estética.

Neste artigo, explicamos tudo sobre o assunto.

Para facilitar sua leitura, dividimos nosso texto por tópicos. São eles:

  1. O que é jardim vertical?
  2. Quais são os diferentes tipos de jardim vertical?
  3. Benefícios dos jardins verticais
  4. Sobre a Galpão Casa

Boa Leitura

Jardim vertical em área interna.
Jardim vertical em parede de corredor, entre portas



1. O que é jardim vertical?

O jardim vertical é a melhor alternativa para quem deseja incluir elementos da natureza em ambientes internos ou externos, mas não possui muito espaço disponível.

Na prática, trata-se de uma estrutura vertical fixada à parede, com plantas naturais ou artificiais, que tornam o ambiente muito mais bonito e agradável.

Esses suportes são produzidos com materiais leves, que se adaptam a diferentes tipos de parede, utilizando, muitas vezes, no caso das plantas naturais, um sistema automatizado de fertilização e rega.


2. Quais são os diferentes tipos de jardim vertical?

Existem, basicamente, quatro tipos de jardim vertical. São eles: jardins verticais naturais (também conhecidos como parede verde), jardins verticais preservados, jardins verticais musgo moss e jardins verticais permanentes. Confira as principais características de cada um:


Jardim vertical natural

Como o próprio nome sugere, esse tipo de jardim é composto por plantas naturais, das mais diversas. Sua grande vantagem é a possibilidade de levar, de fato, a natureza para mais perto das pessoas, proporcionando bem-estar e qualidade de vida.

Porém, é necessário tomar alguns cuidados caso você escolha investir em um jardim vertical natural. Em primeiro lugar, é indispensável avaliar a iluminação de onde suas plantas serão colocadas, afinal, elas precisam de luz natural para se desenvolverem.

Também é de suma importância garantir que o ambiente seja ventilado, e possua uma estrutura mínima, com pontos de água, energia e esgoto para realizar a irrigação de modo automatizado e drenar o excesso de água.


Jardim vertical preservado

Se você deseja instalar seu jardim vertical em um ambiente fechado e com pouca luz, essa é uma excelente opção. O jardim vertical preservado é composto por plantas naturais que passam por um procedimento que conserva sua folhagem e textura e não exige manutenção, nem irrigação.

Devido a essa praticidade e à beleza que proporciona ao ambiente onde é instalado, o jardim vertical preservado tem sido a escolha de muitas pessoas.


Jardim vertical musgo moss

O musgo moss é uma planta com formato redondo e multidimensional. Muito utilizada em jardins verticais, a sua versão preservada tem como principal vantagem a praticidade, uma vez que não exige ventilação adequada, iluminação natural e irrigação.

E mais: o musgo moss preservado apresenta grande durabilidade, não atrai insetos e conta com 16 variações de cores.

Veja como um jardim vertical é lindo!


Jardim vertical permanente

O jardim vertical permanente é composto por plantas artificiais, que também proporcionam praticidade, já que não exigem irrigação, luz natural e ventilação adequada, e sua instalação pode ser feita em todos os tipos de ambiente.

Além disso, as plantas utilizadas nesse tipo de instalação apresentam um aspecto extremamente realista, com cores e texturas semelhantes às das plantas naturais e um excelente acabamento.

Charmosos e versáteis, os jardins verticais permanentes ficam perfeitos nos mais diversos ambientes, como recepções, comércios e residências.

A criação e instalação de jardins verticais permanentes é uma de nossas especialidades, aqui na Galpão Casa. Para saber mais sobre este serviço ou solicitar um orçamento, clique aqui.


3. Benefícios dos jardins verticais

Confira, a seguir, os principais benefícios de um jardim vertical:

  • Permite aproveitar o espaço de forma inteligente;
  • É versátil;
  • Proporciona conforto acústico;
  • Exige poucos cuidados;
  • Proporciona beleza ao ambiente;
  • Protege a parede.

Agora, vamos explicar de forma detalhada. Confira:


Permite aproveitar o espaço de forma inteligente

Instalar um jardim vertical é uma maneira inteligente de aproveitar espaços anteriormente desvalorizados, proporcionando charme e beleza com a instalação de plantas exuberantes.

E o melhor de tudo é que é possível criar um novo visual ao ambiente, sem realizar grandes alterações no projeto inicial.


É versátil

Conforme já mencionamos nessa postagem, jardins verticais também apresentam grande versatilidade, podendo ser instalados nos mais diversos tipos de ambientes, incluindo aqueles que não possuem parede, por meio de suportes especiais, como escadas.


Proporciona conforto acústico

Outra vantagem do jardim vertical é que as plantas ajudam a abafar os barulhos externos, promovendo conforto acústico. Sendo assim, se for aplicado em locais de trabalho, contribuem com a concentração e produtividade das pessoas.

Exige poucos cuidados

Se você não tem tempo para cuidar de plantas, um jardim vertical permanente é uma alternativa interessante, uma vez que não exige manutenção.

Proporciona beleza ao ambiente

A beleza de um jardim vertical é inquestionável. Por esse motivo, os ambientes onde as plantas são instaladas ficam muito mais bonitos e repletos de vida, enchendo com um colorido especial os olhos de quem chega.


Protege a parede

Os jardins verticais também são muito utilizados em fachadas, seja para esconder imperfeições das paredes ou para protegê-las dos efeitos do sol e da chuva.


4. Sobre a Galpão Casa

Trabalhamos com móveis sob medida, objetos de decoração e aluguel de árvores de Natal e artigos natalinos. Além disso, instalamos jardins verticais permanentes para tornar seu ambiente muito mais estiloso.

Deseja instalar um jardim vertical em sua casa? Entre em contato, clicando aqui.



VEJA TAMBÉM NO BLOG DA GALPÃO CASA:

6 ideias para aproveitar os cantinhos de uma casa

Aluguel de árvore de Natal em Santo André: transforme a decoração com árvores surpreendentes!

Salas grandes: capriche na decoração e desfrute de um ambiente aconchegante e cheio de estilo

Deixe um comentário